segunda-feira, 5 de maio de 2014

Salmonella

BIOLOGIA bactéria entérica do home e de vários animais, do gênero Salmonella, que é o agente das salmoneloses.
"Porto Editora Dicionário

Bactéria Salmonella sp - Wikipédia
Salmonella é um gênero de bactérias, vulgarmente chamadas salmonelas, pertencente à família Enterobacteriaceae.

Conhecida há mais de um século. Seu nome da-se como referência ao então cientista Daniel Elmer Salmon, que por sua vez associou à doença à bactéria pela primeira vez. Essa associação partiu de estudos com algumas doenças (enterites como a Salmonelose, Septicemia, bacteremia etc...).

São bactérias Gram-negativas, em forma de bacilo, na sua maioria móveis (com flagelos peritríquios), não esporulado, não capsulado, sendo que a maioria não fermenta a lactose. As salmonelas são um gênero extremamente heterogêneo, composto por três espécies: Salmonella subterrânea, Salmonella bongori e Salmonella enterica.

Dentre as de maior importância para a saúde humana, destacam-se a Salmonella typhi (Salmonella enterica sorovar Typhi), que causa infecções sistêmicas e febre tifóide - doença endêmica em muitos países em desenvolvimento - e a Salmonella Typhimurium (Salmonella enterica sorovar Typhimurium), um dos agentes causadores das gastroenterites.

A contaminação por Salmonella se dá principalmente através da ingestão de alimentos portadores dessas bactérias (água imprópria para o consumo, ou pela falta de higiene de quem manipula esses alimentos). E a aparição dos sintomas (dia, a rreia, vômito, náuseas intensas) podem ocorrer em menos de um dia após o contato com patógeno.

Salmonella enterica é a que mais se encontra presente na realidade diária de nossos seres humanos. E pode estar presente em vários alimentos de alto consumo por nós, como os ovos e frangos. Estes alimentos se mal preparados, mal cozidos ou manipulados (indevidamente por pessoas que não façam a higiene adequada das mãos) tornam-se grandes riscos potenciais à saúde de quem os vier consumir.

O meio para a detecção da doença é feita através de um exame de fezes, onde deve estar presente tais bactérias através da diagnose. Se constatado a infecção é importante avaliar a intervenção de antibióticos e soros para repor o líquido perdido (em grandes quantidades) através da diarreia. Os sintomas e a própria infecção duram de 4 a 7 dias.

Alguns cuidados são essenciais para prevenção pela Salmonella, uma dieta regular com alimentos saudavelmente tratados e preparados.

Uma vez que os sintomas se apresentem, o paciente deve ser conduzido ao médico para a detecção da doença!

Tags: Wikipédia, Infoescola
Obrigado Marilia Araujo pelo seu post bastante informativo e que serviu de grande ajuda.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria? u3training@gmail.com

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nessa página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. O autor deste site se exime de qualquer responsabilidade legal de advinda da má utilização das informações aqui publicadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário